Blog

Dia dos Pais: uma comemoração cada vez mais relevante no calendário do varejo

Esse ano, o faturamento com o Dia do Pais deve chegar na casa dos R$ 2 bilhões, segundo levantamento publicado pelo Think with Google.

O Dia dos Pais é a principal data do varejo para o terceiro trimestre e vem ganhando relevância quando comparada às outras datas sazonais. O faturamento do varejo para a data e a sua representatividade no calendário anual do e-commerce cresceram 12% em 2016, com um ticket médio de R$ 441.

Vinte milhões de brasileiros devem comprar presentes até o dia 13 de agosto e as mulheres entre 20 e 34 anos são o público com maior afinidade com a data.

Para 3 milhões de brasileiros, o Dia dos Pais está entre as 2 datas com maior gasto do ano.

No ano passado, houve um aumento significativo na intenção das pessoas de pesquisar antes de comprar. Se em 2015 apenas 53% do público pretendia pesquisar antes de comprar os presentes de Dia dos Pais, em 2016 esse número deu um salto para 81%, provando que o consumidor está cada vez mais atento a como gasta seu dinheiro. Sites de buscas, comparadores de preço e sites de avaliação foram o destino favorito na hora de fazer essa pesquisa, seguidos das lojas online.

Outros dados apontados pelo breve estudo, mostram que, embora o interesse pelo Dia dos Pais comece a aparecer por volta da segunda semana de julho, é na semana anterior à comemoração que as procuras pelos presentes disparam.

Isso mostra que o brasileiro continua deixando as compras para a última hora. Mas também apresenta oportunidades nestes dias que antecedem essa importante data.

Compartilhar: