Blog

Aplicativos para Android já podem se comunicar mesmo sem internet com outro smartphone

O Google está seguindo sua promessa para facilitar o compartilhamento de arquivos de um telefone para outro sem utilizar uma conexão de internet.

O Nearby Connections 2.0 API, apresentado no evento Google i/o no início deste ano, oferece – offline -, comunicação peer-to-peer (P2P) aproveitando o Wi-Fi, Bluetooth LE (Low Energy) e as clássicas conexões Bluetooth. 

Agora a novidade está disponível a todos os desenvolvedores – como nós, da Grow Fast -, e a todos os dispositivos Android a partir da atualização do Google Play Services 11.0

APLICAÇÕES 

O Google já está trabalhando com alguns parceiros no uso da API, incluindo o The Weather Channel. Junto com o “Canal do Tempo”, eles pretendem montar "redes de malha sob demanda em áreas de dados insuficientes para espalhar alertas meteorológicos".

Com outro parceiro, o jogo GameInsight quer utilizar a tecnologia para encontrar jogadores nas proximidades, rodando jogos inteiros offline.

Com o Nearby Connections, uma nova gama de oportunidades surgem com essa tecnologia. Agora é aguardar o que irá aparecer em termos de criatividade aliada a essa novidade para criar novas soluções.

Compartilhar: